Mamma Mia! Lá vamos nós de novo

Data de lançamento: 02/ 08/ 2018
Direção: Ol Parker
Elenco: Lily James, Amanda Seyfried, Meryl Streep e outros
Gênero: Comédia Musical
Nacionalidade: EUA


 

10 anos após o lançamento do original, o elenco do clássico Mamma Mia! retorna para a “continuação” comemorativa da história. A nova trama se desdobra a partir da morte de Donna (Meryl Streep), mostrando sua filha Sophie (Amanda Seyfried) comandando a reestruturação do hotel. Paralelamente, podemos acompanhar uma jovem Donna (Lily James), chegando à ilha onde iria morar para o resto de sua vida.

Algo muito importante para Mamma Mia! é que se trata de uma festa televisionada entre os atores, do qual somos o público. Foi assim com o primeiro e continua assim. Mais do que grandes elaborações de elementos narrativos, trata-se de uma obra de comoção, com grandes momentos musicais para animar o espectador. Toda a construção fílmica corrobora para isso. A ilha grega na qual só se fala inglês, as personagens simplificadas e a trama direta e sem muitas ramificações. Essa fora a fórmula do primeiro longa-metragem, adaptada para a nova produção.

Ao optar por uma produção que pudesse apresentar, paralelamente, as histórias de Sophie e da jovem Donna, Mamma Mia! Lá vamos nós de novo acaba por ser mais sofisticado quanto à sua narrativa, dado que, agora, precisa pensar um pouco mais em espaço e em personagens: A ilha não é mais um lugar neutro, pois deve representar visualmente a passagem de tempo; as personagens precisam ser mais aprofundadas, principalmente por serem interpretadas por dois atores/ duas atrizes. E o filme entrega a sofisticação narrativa, sem perder de vista o carisma que popularizou a obra original.

Ao criar dois núcleos de personagens, o filme sofre um pouco com ritmo, especialmente na passagem de uma trama para a outra, onde há, geralmente, rupturas bem sentidas. Contudo, há de se celebrar o trabalho de seleção e preparação de elenco para viver as versões jovens das personagens. Lily James, em especial, consegue ocupar com maestria o lugar carismático de Meryl Streep, conseguindo capturar alguns dos trejeitos da renomada atriz. Quando se torna ao elenco original, a ausência de Streep é bem sentida. amanda Seyfried tem grandes qualidades como atriz, mas falta exatamente a presença carismática.

Por melhor que seja ver Lily James e os demais atores e atrizes dando novas interpretações às personagens do primeiro filme, é preciso se questionar quanto à necessidade de se ver aquela história em tela. Num plano geral, não há nada de absolutamente novo na história do passado de Donna. Somente tudo aquilo o que o espectador já conhecia. Os números musicais, certamente, dão o glamour à essa história já conhecida, mas ainda paira um ar de repetição. A função narrativa só pode ser, então, representar as trajetórias de vida espelhadas da mãe e da filha, o que é o grande mérito na narrativa do filme.

Mamma Mia! Lá vamos nós de novo é acima de tudo, o resultado de um brilhante trabalho de direção de elenco, que consegue colocar em telas atores e atrizes que não apenas cantam e dançam muito bem, mas conseguem compor suas personagens em cima das personagens clássicas muito bem. É uma evolução artística em relação ao primeiro, porém não se deve descartar o original e o seu carisma sempre renovado.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close