Verdade ou desafio?

Data de lançamento: 03/ 05/ 2018

Direção: Jeff Wadlow

Elenco: Lucy Hale, Tyler Posey, Violett Beane e outros

Gêneros: Terror, Suspense

Nacionalidade: EUA


Em Verdade ou Desafio?, Olivia (Lucy Hale) viaja com seus amigos para o México, para aproveitarem as últimas férias que terão antes que suas vidas se separem, após o colégio. Durante a viagem, o grupo de adolescentes invade uma construção abandonada e resolve jogar um jogo inocente: verdade ou desafio. O jogo gera consequências reais nas suas vidas, e uma vez perguntado, não há como escapar dele.

O filme se constitui como uma história de terror adolescente, como clássicos do gênero como Premonição, Pânico, entre outros. As relações simplificadas e os conflitos ocasionais do colegial surgem conforme o esperado nas personagens principais da trama. Um grande problema, no entanto, é a visão bastante focada do roteiro, que consegue dar conta das personagens principais, mais simplifica demais às figuras coadjuvantes. O trio de personagens principais tem relações bem interessantes e até mesmo entrelaçadas, mas isso somente serve para apontar ao espectador, logo de cara, quem não sobreviverá muito na história.

A personagem de Lucy Hale, porém, parece muito sobrecarregada de dilemas. Olivia é apresentada como uma personagem compromissada com sua agenda de beneficências e, acima de tudo, uma altruísta. É uma personagem bem resolvida, a princípio, que o espectador encara como a heroína não apenas pelo seu tempo de tela, mas pela forma como ela se coloca, tentando ajudar aos outros e assumindo uma postura bondosa perante as adversidades. O problema com a personagem se desenrola no meio da história. A relação de Olivia com a personagem de Violett Beane, Markie, vai ganhando muitas facetas, algumas das quais colocam certos fardos na consciência da protagonista. Por mais bem intencionado que o roteiro seja, por mais que ele deseje surpreender o público, as surpresas guiam Olivia para uma existência contestada, uma vez que na medida em que ela se complexifica, ela também perde da sua credibilidade.

Em muitos pontos Verdade ou desafio? se assemelha com Zathura e Jumanji, filmes com essa proposta de “filme-jogo”. Essa história consegue situar bem o público nas regras do jogo, mais demora um ato inteiro para explicitá-las. Até lá, o público já viu mortes e já considerou muitas possibilidades de burlar o jogo sem consequências. Isso parece ter obrigado o roteiro a introduzir “personagens manual de instrução”, que interrompem a narrativa corrente para jogar algumas informações que poderiam já ter sido antecipadas.

Este é, de fato, um filme interessante, com uma boa dose de terror e envolvente dramaticamente, contudo, a necessidade de “surpreender” a sua plateia a todo momento guia o roteiro para problemas estruturais. É um dos casos em que uma trama mais simples e mais organizada resolveria tudo.

Deixe um comentário

search previous next tag category expand menu location phone mail time cart zoom edit close